27.8.07

Dr. Fred Travis, investigador neurologista

‘A Educação deveria cultivar o funcionamento integrado do cérebro a fim de poderes tomar melhores decisões, avaliares situações de forma mais acurada e, desfrutares mais ao longo da vida.’

O Dr. Fred Travis é director do Centro Psicofisiologia/EEG da Maharishi University of Management, em Fairfield, Iwoa, onde aproximadamente cerca de 1000 estudantes, professores e funcionários praticam a técnica de Meditação Transcendental e a Educação baseada na Consciência, nas salas de aula. Encontra-se portanto, na invejável posição de estar rodeado por centenas de sujeitos ideais de pesquisa nos seus esforços para compreender a extensão do potencial cerebral.
A investigação do Dr. Travis tem sido publicada em destacadas revistas de reconhecido renome incluindo Biological Psychology, Psychophysiology, Consciousness and Cognition, and the International Journal of Psychophysiology. O mesmo é assíduo conferencista em diversas conferências de neurociência e atrai largas audiências nos campus universitários, quando fala do programa de Meditação Transcendental e do funcionamento cerebral.

E N T R E V I S T A

Você fala de como a técnica de MT promove ‘o funcionamento integral do cérebro’. O quer isto dizer – e porque é importante?
Existem diferentes áreas no cérebro para ver, ouvir, pensar, sentir, para a zanga e para a felicidade – para agir, decidir, planear. Quando o seu cérebro é saudável, todas estas áreas trabalham em conjunto – elas estão ‘integradas’. A integração é importante porque o seu
mundo, o seu ambiente, estão em constante mudança. Você precisa de um cérebro saudável e integrado que pode avaliar onde você está, decidir onde quer estar e, então decidir quais os passos para lá chegar.

Está o cérebro na sua totalidade envolvido em tais decisões?
A parte do cérebro que é mais crítica para avaliar toda a informação é chamada os lóbulos frontais ou córtice de associação. Esta parte do cérebro não recebe qualquer informação directa de fora – reúne em conjunto o que os sentidos trouxeram através da audição, visão, tacto, etc. Os lóbulos frontais são como um maestro que interioriza o talento de diferentes secções da orquestra e as reúne em conjunto numa só peça musical.


Há uma considerável discussão sobre o estress e o funcionamento cerebral. O que acontece ao cérebro com uma experiência estressante?
As experiências estressantes impedem os lóbulos frontais de desenvolvimento. E entre experiências estressantes incluo o abuso de álcool e de drogas, crescer num lar destruído, viver no medo de crime e violência, até uma dieta errada. E quando os lóbulos frontais não se desenvolvem, a pessoa vive uma vida primitiva. A mesma não pode – e não o faz, planear o que se segue. O seu mundo é simplista e, só pode lidar com o que lhe acontece agora mesmo. É donde o pensamento rígido vem: ‘Você está comigo ou contra mim’ ou ‘ Eu e o meu gang somos bons e, todos os demais estão contra nós’.
Tome o exemplo do álcool. A bebida destrói basicamente as células do cérebro e corta as conexões com os lóbulos frontais. As conexões entre os lóbulos frontais e outras áreas do cérebro começam a desenvolver-se quando você tem 12 ou 13 anos e continuam até aos últimos dos 20 e primeiros dos 30 anos. Então, se está a beber álcool na escola, está a fazer justamente a pior coisa possível para o seu cérebro – e para a sua vida.

Pode ver esta destruição no cérebro?
Absolutamente. Os lóbulos frontais não estão activados nos cérebros das pessoas que são violentas, que são impulsivas, que não podem controlar as suas acções. De novo, estas pessoas têm uma perspectiva primitiva do mundo. É assim: - ‘Vejo uma barra de chocolate; Tiro a barra de chocolate. Vejo o carro; Tiro o carro. Este gajo olhou para mim a gozar; Vou deixá-lo estendido no chão’. Esta é a maneira de que o seu mundo é feito.

Pode o cérebro mudar?
Ainda bem que sim. O cérebro está constantemente a mudar através das experiências de uma vida. Não importa que experiências possam ter ocorrido no passado, que tenha fechado estes circuitos cerebrais, o cérebro pode mudar se escolheres novas experiências específicas.

Tais como…?
Tais como o programa de Meditação Transcendental. A pesquisa mostra que a técnica MT proporciona uma elevada nova experiência específica da base silenciosa da mente activa. Este é um estado de plena vigília interior sem qualidades ou atributos particulares. De acordo com a pesquisa, esta experiência cria um funcionamento mais integrado nas áreas frontais do cérebro. De facto, a técnica de Meditação Transcendental é única na sua habilidade de exercitar esta parte crítica do cérebro - fazer o cérebro mais saudável e capaz de funcionar em conjunto como um todo.

Há comprovação?
Claro, dentro de dois ou três meses de prática da técnica, começamos a ver níveis elevados de integração da conectividade do cérebro frontal. E interessante, essa integração não desaparece depois da prática da técnica MT- aumentando e, com o decorrer do tempo, esse funcionamento ordenado do cérebro é trazido à actividade diária. A pesquisa mostra que nas pessoas que têm estado a meditar por muitos anos – uma média de 24 anos – a plena vigília interior e a integração cerebral são mantidas todo o tempo, 24 horas/dia. Na verdade, este deveria ser o propósito da educação. A Educação não deveria ser tão só aprender sobre multiplicação ou tabelas periódicas. Deveria cultivar o funcionamento cerebral de tal maneira que possas tomar melhores decisões, avaliar situações de forma mais acurada e, desfrutar mais a vida ao longo da tua vida.

Você diz que é importante começar este processo durante os teus anos de estudo, porquê?
Nos primeiros 20 anos de vida, as conexões entre as células do cérebro estão aumentando e reduzindo, o produto final está em maturação e, a velocidade de processamento é cada vez maior. Este é o tempo ideal construir os circuitos no cérebro que vão durar a vida inteira. Então, quando um estudante termina a sua educação, na idade de 25 anos, com um mestrado ou doutoramento, não terá somente mestria numa área específica da vida, mas será um mestre da vida em si mesmo. O pensamento certo surgirá do nível mais profundo e fundamental da vida. Então espontaneamente, as acções serão certas – em sintonia com o ambiente e com as pessoas à sua volta. Este é o estado de iluminação e esta é a visão das possibilidades abertas a qualquer estudante, não importa a sua idade, religião, ou nacionalidade, quando o programa MT fizer parte do curriculum da escola.

PESQUISA PUBLICADA ATRAVÉS DO CENTRO PARA O CÉREBRO, CONSCIÊNCIA E COGNIÇÃO

Travis, F.T., Arenander, A. (in review). Cross-sectional and longitudinal investigation of effects of Transcendental Meditation practice on interhemispheric alpha asymmetry and broadband coherence. Journal of Psychophysiology.
Travis, F.T., Arenander, A., DuBois, D. (2004) Psychological and physiological characteristics of a proposed object-referral/self-referral continuum of self-awareness. Consciousness and Cognition, 13/2, 401-420.
Travis, F.T. (2003) The significance of transcendental consciousness for addressing the "hard" problem of consciousness. Journal of Social Behavior and Personality, 16, 123-135.
Travis, F.T., Tecce, J., Arenander, A., Wallace, R.K. (2002). Patterns of EEG coherence, power, and contingent negative variation characterize the integration of transcendental and waking states. Biological Psychology, 61, 293-319.
Travis, F.T., Olsen, T., Egenes, T., & Gupta, H.K. (2001). Physiological patterns during practice of the Transcendental Meditation technique compared with patterns while reading Sanskrit and a modern language. International Journal of Neuroscience, 109, 71-80.
Travis, F.T. (2001). Autonomic and EEG patterns distinguish transcending from other experiences during Transcendental Meditation practice. International Journal of Psychophysiology, 42, 1-9.
Travis, F.T., Tecce, J.J., Guttman, J. (2001). Cortical plasticity, contingent negative variation, and transcendent experiences during practice of the Transcendental Meditation technique. Biological Psychology, 55, 41-55.

‘Tal como existem muitos tipos de medicação, também existem muitas abordagens que são designadas de ‘meditação’. A vasta maioria da pesquisa em meditação tem sido na Meditação Transcendental – e as descobertas claramente indicam que a Meditação Transcendental funciona melhor do que outras técnicas mentais pesquisadas para promover a saúde.’
— Dr.James Krag

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