Não é preciso ser contra nada, basta ser a favor da activação e integração dos lóbulos frontais do cérebro dos indivíduos, que resulta numa eficaz mudança comportamental independente do estresse, através do recurso regular da técnica da MT.
Assim:
- O dinamismo e o silêncio acontecem como experiência (lúdica e acessível) na sincronia cerebral dos indivíduos no seu quotidiano - o que remete para estados de consciência mais elevados - i e, a premissa para a criação de massa crítica suficiente para dobrar o cabo das tormentas do primitivismo em que colectivamente nos encontramos - o que podemos genericamente entrever como experiência social de invencibilidade e/ou iluminação individual.
Destaque: penúltimo video (13' 53") - END SCHOOL VIOLENCE NOW
31.8.07
CONHECIMENTO VÉDICO: O HOMEM É CÓSMICO
Um texto do Livro da Vida para cada indivíduo — A Ciência Moderna e a Antiga Ciência Védica Descobrem os Mecanismos da Imortalidade na Fisiologia Humana.
30.8.07
27.8.07
RECORD OF EXCELLENCE: Educação Baseada na Consciência
de Ashley Deans, sobre uma escola em Fairfield no Iwoa (EUA) várias vezes vencedora dos prémios internacionais Odisseia da Mente e Destination ImagiNation
Dr. Fred Travis, investigador neurologista
‘A Educação deveria cultivar o funcionamento integrado do cérebro a fim de poderes tomar melhores decisões, avaliares situações de forma mais acurada e, desfrutares mais ao longo da vida.’
O Dr. Fred Travis é director do Centro Psicofisiologia/EEG da Maharishi University of Management, em Fairfield, Iwoa, onde aproximadamente cerca de 1000 estudantes, professores e funcionários praticam a técnica de Meditação Transcendental e a Educação baseada na Consciência, nas salas de aula. Encontra-se portanto, na invejável posição de estar rodeado por centenas de sujeitos ideais de pesquisa nos seus esforços para compreender a extensão do potencial cerebral.
A investigação do Dr. Travis tem sido publicada em destacadas revistas de reconhecido renome incluindo Biological Psychology, Psychophysiology, Consciousness and Cognition, and the International Journal of Psychophysiology. O mesmo é assíduo conferencista em diversas conferências de neurociência e atrai largas audiências nos campus universitários, quando fala do programa de Meditação Transcendental e do funcionamento cerebral.
E N T R E V I S T A
Você fala de como a técnica de MT promove ‘o funcionamento integral do cérebro’. O quer isto dizer – e porque é importante?
Existem diferentes áreas no cérebro para ver, ouvir, pensar, sentir, para a zanga e para a felicidade – para agir, decidir, planear. Quando o seu cérebro é saudável, todas estas áreas trabalham em conjunto – elas estão ‘integradas’. A integração é importante porque o seu
mundo, o seu ambiente, estão em constante mudança. Você precisa de um cérebro saudável e integrado que pode avaliar onde você está, decidir onde quer estar e, então decidir quais os passos para lá chegar.
Está o cérebro na sua totalidade envolvido em tais decisões?
A parte do cérebro que é mais crítica para avaliar toda a informação é chamada os lóbulos frontais ou córtice de associação. Esta parte do cérebro não recebe qualquer informação directa de fora – reúne em conjunto o que os sentidos trouxeram através da audição, visão, tacto, etc. Os lóbulos frontais são como um maestro que interioriza o talento de diferentes secções da orquestra e as reúne em conjunto numa só peça musical.
Há uma considerável discussão sobre o estress e o funcionamento cerebral. O que acontece ao cérebro com uma experiência estressante?
As experiências estressantes impedem os lóbulos frontais de desenvolvimento. E entre experiências estressantes incluo o abuso de álcool e de drogas, crescer num lar destruído, viver no medo de crime e violência, até uma dieta errada. E quando os lóbulos frontais não se desenvolvem, a pessoa vive uma vida primitiva. A mesma não pode – e não o faz, planear o que se segue. O seu mundo é simplista e, só pode lidar com o que lhe acontece agora mesmo. É donde o pensamento rígido vem: ‘Você está comigo ou contra mim’ ou ‘ Eu e o meu gang somos bons e, todos os demais estão contra nós’.
Tome o exemplo do álcool. A bebida destrói basicamente as células do cérebro e corta as conexões com os lóbulos frontais. As conexões entre os lóbulos frontais e outras áreas do cérebro começam a desenvolver-se quando você tem 12 ou 13 anos e continuam até aos últimos dos 20 e primeiros dos 30 anos. Então, se está a beber álcool na escola, está a fazer justamente a pior coisa possível para o seu cérebro – e para a sua vida.
Pode ver esta destruição no cérebro?
Absolutamente. Os lóbulos frontais não estão activados nos cérebros das pessoas que são violentas, que são impulsivas, que não podem controlar as suas acções. De novo, estas pessoas têm uma perspectiva primitiva do mundo. É assim: - ‘Vejo uma barra de chocolate; Tiro a barra de chocolate. Vejo o carro; Tiro o carro. Este gajo olhou para mim a gozar; Vou deixá-lo estendido no chão’. Esta é a maneira de que o seu mundo é feito.
Pode o cérebro mudar?
Ainda bem que sim. O cérebro está constantemente a mudar através das experiências de uma vida. Não importa que experiências possam ter ocorrido no passado, que tenha fechado estes circuitos cerebrais, o cérebro pode mudar se escolheres novas experiências específicas.
Tais como…?
Tais como o programa de Meditação Transcendental. A pesquisa mostra que a técnica MT proporciona uma elevada nova experiência específica da base silenciosa da mente activa. Este é um estado de plena vigília interior sem qualidades ou atributos particulares. De acordo com a pesquisa, esta experiência cria um funcionamento mais integrado nas áreas frontais do cérebro. De facto, a técnica de Meditação Transcendental é única na sua habilidade de exercitar esta parte crítica do cérebro - fazer o cérebro mais saudável e capaz de funcionar em conjunto como um todo.
Há comprovação?
Claro, dentro de dois ou três meses de prática da técnica, começamos a ver níveis elevados de integração da conectividade do cérebro frontal. E interessante, essa integração não desaparece depois da prática da técnica MT- aumentando e, com o decorrer do tempo, esse funcionamento ordenado do cérebro é trazido à actividade diária. A pesquisa mostra que nas pessoas que têm estado a meditar por muitos anos – uma média de 24 anos – a plena vigília interior e a integração cerebral são mantidas todo o tempo, 24 horas/dia. Na verdade, este deveria ser o propósito da educação. A Educação não deveria ser tão só aprender sobre multiplicação ou tabelas periódicas. Deveria cultivar o funcionamento cerebral de tal maneira que possas tomar melhores decisões, avaliar situações de forma mais acurada e, desfrutar mais a vida ao longo da tua vida.
Você diz que é importante começar este processo durante os teus anos de estudo, porquê?
Nos primeiros 20 anos de vida, as conexões entre as células do cérebro estão aumentando e reduzindo, o produto final está em maturação e, a velocidade de processamento é cada vez maior. Este é o tempo ideal construir os circuitos no cérebro que vão durar a vida inteira. Então, quando um estudante termina a sua educação, na idade de 25 anos, com um mestrado ou doutoramento, não terá somente mestria numa área específica da vida, mas será um mestre da vida em si mesmo. O pensamento certo surgirá do nível mais profundo e fundamental da vida. Então espontaneamente, as acções serão certas – em sintonia com o ambiente e com as pessoas à sua volta. Este é o estado de iluminação e esta é a visão das possibilidades abertas a qualquer estudante, não importa a sua idade, religião, ou nacionalidade, quando o programa MT fizer parte do curriculum da escola.
PESQUISA PUBLICADA ATRAVÉS DO CENTRO PARA O CÉREBRO, CONSCIÊNCIA E COGNIÇÃO
Travis, F.T., Arenander, A. (in review). Cross-sectional and longitudinal investigation of effects of Transcendental Meditation practice on interhemispheric alpha asymmetry and broadband coherence. Journal of Psychophysiology.
Travis, F.T., Arenander, A., DuBois, D. (2004) Psychological and physiological characteristics of a proposed object-referral/self-referral continuum of self-awareness. Consciousness and Cognition, 13/2, 401-420.
Travis, F.T. (2003) The significance of transcendental consciousness for addressing the "hard" problem of consciousness. Journal of Social Behavior and Personality, 16, 123-135.
Travis, F.T., Tecce, J., Arenander, A., Wallace, R.K. (2002). Patterns of EEG coherence, power, and contingent negative variation characterize the integration of transcendental and waking states. Biological Psychology, 61, 293-319.
Travis, F.T., Olsen, T., Egenes, T., & Gupta, H.K. (2001). Physiological patterns during practice of the Transcendental Meditation technique compared with patterns while reading Sanskrit and a modern language. International Journal of Neuroscience, 109, 71-80.
Travis, F.T. (2001). Autonomic and EEG patterns distinguish transcending from other experiences during Transcendental Meditation practice. International Journal of Psychophysiology, 42, 1-9.
Travis, F.T., Tecce, J.J., Guttman, J. (2001). Cortical plasticity, contingent negative variation, and transcendent experiences during practice of the Transcendental Meditation technique. Biological Psychology, 55, 41-55.
‘Tal como existem muitos tipos de medicação, também existem muitas abordagens que são designadas de ‘meditação’. A vasta maioria da pesquisa em meditação tem sido na Meditação Transcendental – e as descobertas claramente indicam que a Meditação Transcendental funciona melhor do que outras técnicas mentais pesquisadas para promover a saúde.’
— Dr.James Krag
O Dr. Fred Travis é director do Centro Psicofisiologia/EEG da Maharishi University of Management, em Fairfield, Iwoa, onde aproximadamente cerca de 1000 estudantes, professores e funcionários praticam a técnica de Meditação Transcendental e a Educação baseada na Consciência, nas salas de aula. Encontra-se portanto, na invejável posição de estar rodeado por centenas de sujeitos ideais de pesquisa nos seus esforços para compreender a extensão do potencial cerebral.
A investigação do Dr. Travis tem sido publicada em destacadas revistas de reconhecido renome incluindo Biological Psychology, Psychophysiology, Consciousness and Cognition, and the International Journal of Psychophysiology. O mesmo é assíduo conferencista em diversas conferências de neurociência e atrai largas audiências nos campus universitários, quando fala do programa de Meditação Transcendental e do funcionamento cerebral.
E N T R E V I S T A
Você fala de como a técnica de MT promove ‘o funcionamento integral do cérebro’. O quer isto dizer – e porque é importante?
Existem diferentes áreas no cérebro para ver, ouvir, pensar, sentir, para a zanga e para a felicidade – para agir, decidir, planear. Quando o seu cérebro é saudável, todas estas áreas trabalham em conjunto – elas estão ‘integradas’. A integração é importante porque o seu
mundo, o seu ambiente, estão em constante mudança. Você precisa de um cérebro saudável e integrado que pode avaliar onde você está, decidir onde quer estar e, então decidir quais os passos para lá chegar.
Está o cérebro na sua totalidade envolvido em tais decisões?
A parte do cérebro que é mais crítica para avaliar toda a informação é chamada os lóbulos frontais ou córtice de associação. Esta parte do cérebro não recebe qualquer informação directa de fora – reúne em conjunto o que os sentidos trouxeram através da audição, visão, tacto, etc. Os lóbulos frontais são como um maestro que interioriza o talento de diferentes secções da orquestra e as reúne em conjunto numa só peça musical.
Há uma considerável discussão sobre o estress e o funcionamento cerebral. O que acontece ao cérebro com uma experiência estressante?
As experiências estressantes impedem os lóbulos frontais de desenvolvimento. E entre experiências estressantes incluo o abuso de álcool e de drogas, crescer num lar destruído, viver no medo de crime e violência, até uma dieta errada. E quando os lóbulos frontais não se desenvolvem, a pessoa vive uma vida primitiva. A mesma não pode – e não o faz, planear o que se segue. O seu mundo é simplista e, só pode lidar com o que lhe acontece agora mesmo. É donde o pensamento rígido vem: ‘Você está comigo ou contra mim’ ou ‘ Eu e o meu gang somos bons e, todos os demais estão contra nós’.
Tome o exemplo do álcool. A bebida destrói basicamente as células do cérebro e corta as conexões com os lóbulos frontais. As conexões entre os lóbulos frontais e outras áreas do cérebro começam a desenvolver-se quando você tem 12 ou 13 anos e continuam até aos últimos dos 20 e primeiros dos 30 anos. Então, se está a beber álcool na escola, está a fazer justamente a pior coisa possível para o seu cérebro – e para a sua vida.
Pode ver esta destruição no cérebro?
Absolutamente. Os lóbulos frontais não estão activados nos cérebros das pessoas que são violentas, que são impulsivas, que não podem controlar as suas acções. De novo, estas pessoas têm uma perspectiva primitiva do mundo. É assim: - ‘Vejo uma barra de chocolate; Tiro a barra de chocolate. Vejo o carro; Tiro o carro. Este gajo olhou para mim a gozar; Vou deixá-lo estendido no chão’. Esta é a maneira de que o seu mundo é feito.
Pode o cérebro mudar?
Ainda bem que sim. O cérebro está constantemente a mudar através das experiências de uma vida. Não importa que experiências possam ter ocorrido no passado, que tenha fechado estes circuitos cerebrais, o cérebro pode mudar se escolheres novas experiências específicas.
Tais como…?
Tais como o programa de Meditação Transcendental. A pesquisa mostra que a técnica MT proporciona uma elevada nova experiência específica da base silenciosa da mente activa. Este é um estado de plena vigília interior sem qualidades ou atributos particulares. De acordo com a pesquisa, esta experiência cria um funcionamento mais integrado nas áreas frontais do cérebro. De facto, a técnica de Meditação Transcendental é única na sua habilidade de exercitar esta parte crítica do cérebro - fazer o cérebro mais saudável e capaz de funcionar em conjunto como um todo.
Há comprovação?
Claro, dentro de dois ou três meses de prática da técnica, começamos a ver níveis elevados de integração da conectividade do cérebro frontal. E interessante, essa integração não desaparece depois da prática da técnica MT- aumentando e, com o decorrer do tempo, esse funcionamento ordenado do cérebro é trazido à actividade diária. A pesquisa mostra que nas pessoas que têm estado a meditar por muitos anos – uma média de 24 anos – a plena vigília interior e a integração cerebral são mantidas todo o tempo, 24 horas/dia. Na verdade, este deveria ser o propósito da educação. A Educação não deveria ser tão só aprender sobre multiplicação ou tabelas periódicas. Deveria cultivar o funcionamento cerebral de tal maneira que possas tomar melhores decisões, avaliar situações de forma mais acurada e, desfrutar mais a vida ao longo da tua vida.
Você diz que é importante começar este processo durante os teus anos de estudo, porquê?
Nos primeiros 20 anos de vida, as conexões entre as células do cérebro estão aumentando e reduzindo, o produto final está em maturação e, a velocidade de processamento é cada vez maior. Este é o tempo ideal construir os circuitos no cérebro que vão durar a vida inteira. Então, quando um estudante termina a sua educação, na idade de 25 anos, com um mestrado ou doutoramento, não terá somente mestria numa área específica da vida, mas será um mestre da vida em si mesmo. O pensamento certo surgirá do nível mais profundo e fundamental da vida. Então espontaneamente, as acções serão certas – em sintonia com o ambiente e com as pessoas à sua volta. Este é o estado de iluminação e esta é a visão das possibilidades abertas a qualquer estudante, não importa a sua idade, religião, ou nacionalidade, quando o programa MT fizer parte do curriculum da escola.
PESQUISA PUBLICADA ATRAVÉS DO CENTRO PARA O CÉREBRO, CONSCIÊNCIA E COGNIÇÃO
Travis, F.T., Arenander, A. (in review). Cross-sectional and longitudinal investigation of effects of Transcendental Meditation practice on interhemispheric alpha asymmetry and broadband coherence. Journal of Psychophysiology.
Travis, F.T., Arenander, A., DuBois, D. (2004) Psychological and physiological characteristics of a proposed object-referral/self-referral continuum of self-awareness. Consciousness and Cognition, 13/2, 401-420.
Travis, F.T. (2003) The significance of transcendental consciousness for addressing the "hard" problem of consciousness. Journal of Social Behavior and Personality, 16, 123-135.
Travis, F.T., Tecce, J., Arenander, A., Wallace, R.K. (2002). Patterns of EEG coherence, power, and contingent negative variation characterize the integration of transcendental and waking states. Biological Psychology, 61, 293-319.
Travis, F.T., Olsen, T., Egenes, T., & Gupta, H.K. (2001). Physiological patterns during practice of the Transcendental Meditation technique compared with patterns while reading Sanskrit and a modern language. International Journal of Neuroscience, 109, 71-80.
Travis, F.T. (2001). Autonomic and EEG patterns distinguish transcending from other experiences during Transcendental Meditation practice. International Journal of Psychophysiology, 42, 1-9.
Travis, F.T., Tecce, J.J., Guttman, J. (2001). Cortical plasticity, contingent negative variation, and transcendent experiences during practice of the Transcendental Meditation technique. Biological Psychology, 55, 41-55.
‘Tal como existem muitos tipos de medicação, também existem muitas abordagens que são designadas de ‘meditação’. A vasta maioria da pesquisa em meditação tem sido na Meditação Transcendental – e as descobertas claramente indicam que a Meditação Transcendental funciona melhor do que outras técnicas mentais pesquisadas para promover a saúde.’
— Dr.James Krag
23.8.07
21.8.07
PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA

Tal depende de ser novamente avivada a Lei Natural de Portugal - o que só se torna possível através da elevação da nossa consciência colectiva, que o professor poderia indicar como um bom contágio no geral.
Os Programas de MT e MT-Sidhi-Voo Ióguico, são métodos inócuos de excelência da navegação de retorno à nossa identidade invencível, à disposição.
Nos sécs. XIII e XIV, o possível e o imposssível, o real e o irreal, o ponto e o infinito, a verdade e o seu contrário, estavam vivos no olhar da nossa gente. A esta memória chamamos saudade - saudação à vida perdida algures.
ANSIEDADE CARACTERÍSTICA E A SAÍDA (ÊXITO)
A Estrutura e a Função dos Valores Cósmicos têm representação na Fisiologia Humana: esta simples expressão (enquanto Conhecimento humanamente experimentado) clica a actual civilização para SATYUGA, a Idade de Ouro dos gregos, ou Nova Ordem Mundial Baseada na Consciência. Ou como diria Agostinho da Silva -, Funda a Utopia e afunda a solidão! Esta última ansiedade e seus horrores durará enquanto os Valores Cósmicos estiveram evacuados da experiência...
- MD, Phd, Nader.Tony, Human Physiology expression of Veda and the Vedic Literature - Um livro que sob o ponto de vista védico de Maharishi e médico de Tony Nader ilustra (por exemplo) cada vértebra com um sukta, ou cada nervo craniano com um sutra da vasta literatura védica e as suas localizações no sistema solar e no cosmos.
por exemplo: os U P A N G A S (seis sistemas de filosofia que concorrem para a aferição exaustiva da veracidade de qualquer coisa...) são os seguintes:
1.N y a y a -- destiguindo e decidindo -- Tálamo -- função e estrutura do Sol no sistema solar
2.V a i s h e s h i k a --- especificando --- cerebelo ---
3.S a m k h y a ---- enumerando ---- tipos de actividade neuronal das fibras de associação
4.I o g a (Yog Sutra)---- Unificando (conJUGAndo) ---- fibras de associação
5.K a r m a M i m a m s a --- 12 divisões do Sistema Nervoso (SN) central
6.V e d a n t a -- O Eu Transcendental -- funcionamento integrado do SN central - Tálamo
- MD, Phd, Nader.Tony, Human Physiology expression of Veda and the Vedic Literature - Um livro que sob o ponto de vista védico de Maharishi e médico de Tony Nader ilustra (por exemplo) cada vértebra com um sukta, ou cada nervo craniano com um sutra da vasta literatura védica e as suas localizações no sistema solar e no cosmos.
por exemplo: os U P A N G A S (seis sistemas de filosofia que concorrem para a aferição exaustiva da veracidade de qualquer coisa...) são os seguintes:
1.N y a y a -- destiguindo e decidindo -- Tálamo -- função e estrutura do Sol no sistema solar
2.V a i s h e s h i k a --- especificando --- cerebelo ---
3.S a m k h y a ---- enumerando ---- tipos de actividade neuronal das fibras de associação
4.I o g a (Yog Sutra)---- Unificando (conJUGAndo) ---- fibras de associação
5.K a r m a M i m a m s a --- 12 divisões do Sistema Nervoso (SN) central
6.V e d a n t a -- O Eu Transcendental -- funcionamento integrado do SN central - Tálamo
20.8.07
NUSRAT e o público - boa energia
O público e os artistas trocam energia a todo o momento. As festas onde há qawwali, os hindus, siks, islâmicos... e outros, juntos, no pico da emoção que irrompe instantânea (tao, espírito santo, campo unificado) como um caudal de uma fonte de impetuosa EXALTAÇÃO -, procuram o que têm nos bolsos e oferecem aos músicos, como sinal dessa comunhão. Apesar dos qawwali serem canções e danças de inspiração transe sufi, as pessoas de outras culturas sentem um abalo interior muito forte de entrega total, de despojo do seu ego menor e aderem à alegria do Ser.
JORGE LUÍS BORGES
Antes eram os entardeceres
os arrebaldes e a desdita
Agora são os amanheceres
o centro e a
serenidade
os arrebaldes e a desdita
Agora são os amanheceres
o centro e a
serenidade
19.8.07
No centro da imagem - Sattwa
A MOEDA DO PAÍS DA PAZ
pode ser encontrada já em circulação, como na Holanda e nos Estados Unidos, cada Raam equivale a cerca de €10
DOIS ANOS ANTES DO 11-09
'Mencionamos de seguida (por exemplo) um anúncio que fizemos na imprensa alguns anos atrás e que apareceu em 12 de Abril de 1999 no Wall Street Journal , no International Herald Tribune da Europa, e no Financial Times de Londres.'
O QUE ESTÁ A ACONTECER NA JUGOSLÁVIA PODE ACONTECER A QUALQUER NAÇÃO A QUALQUER MOMENTO
Você pode imaginar se começarem a cair bombas em Washington DC, e a destruir os arranha-céus dos mercados financeiros de Nova Iorque? Será a NATO capaz de impedi-lo? Quando isto acontecer estará mesmo para além do poder dos ricos, salvar a situação.'(…)
'O perigo para o mundo imposto pelos bombardeamentos da NATO é aterrador. Constituiu um exemplo para cada nação no mundo – se não gostas daquele outro país, e eles não te obedecem, então bombardeamo-los e destruímo-los.
A NATO tem efectivamente legitimado o princípio da política externa através do ataque violento. O resultado é que agora um bombardeamento pode acontecer em qualquer país do mundo a qualquer momento. Esta é a realidade – a tua cidade pode ser a próxima. Sendo assim, podemos esperar um único momento para estabelecer a Paz Mundial?
MAHARISHI
O QUE ESTÁ A ACONTECER NA JUGOSLÁVIA PODE ACONTECER A QUALQUER NAÇÃO A QUALQUER MOMENTO
Você pode imaginar se começarem a cair bombas em Washington DC, e a destruir os arranha-céus dos mercados financeiros de Nova Iorque? Será a NATO capaz de impedi-lo? Quando isto acontecer estará mesmo para além do poder dos ricos, salvar a situação.'(…)
'O perigo para o mundo imposto pelos bombardeamentos da NATO é aterrador. Constituiu um exemplo para cada nação no mundo – se não gostas daquele outro país, e eles não te obedecem, então bombardeamo-los e destruímo-los.
A NATO tem efectivamente legitimado o princípio da política externa através do ataque violento. O resultado é que agora um bombardeamento pode acontecer em qualquer país do mundo a qualquer momento. Esta é a realidade – a tua cidade pode ser a próxima. Sendo assim, podemos esperar um único momento para estabelecer a Paz Mundial?
MAHARISHI
P A Z MUNDIAL RESULTA DE ESTADOS SUPERIORES DE CONSCIÊNCIA
O Direito humano por nascimento de acesso à experiência da Transcendência (abstracção e refinamento mental) dos indivíduos tem sido sonegado sistematicamente pela ignorância das autoridades políticas e/ou clericais, o que conduz à formatação de práticas educativas, culturais e económicas num amontoado socialmente ímpio (darwinismo social, nitidamente sem valores) geradoras do pimbismo sócio democrático. Estas práticas originam o mau gosto de que falava De Tocqueville e a besta colectiva que Hitler desejou pôr à solta, como as guerras mundiais têm dramaticamente sublinhado e, que talvez o universo do islamismo fundamentalista apelide de Grande Satã.
excerto de um comentário sobre a MT
‘A sociedade actual é dominada e impõe-nos uma consciência permanente do Tempo, que nós também impomos a nós próprios, e esta vivência do tempo condiciona os nossos níveis de ansiedade e todo o largo espectro do psicossomático. Os vários tempos que vivemos: cronológico, biológico, psicológico e existencial são a nossa vida e existência, e a forma como os vivemos dá ou tira qualidade ao nosso projecto existencial. Confúcio dizia, “Para enganar o tempo, confunde-te com ele”; a Meditação Transcendental permite suspender o tempo para o revitalizar, recriar e investir de forma equilibrada e renovada no quotidiano. A recuperação biológica e psicológica, e a procura de sentido para a existência, estão e são inerentes à filosofia e à prática da MT’.
(VITOR COTOVIO, Médico Psiquiatra)
(VITOR COTOVIO, Médico Psiquiatra)
MANIFESTO DO PAÍS EM MOVIMENTO GLOBAL PELA PAZ
A nossa nação, Portugal, tal como qualquer nação, carrega consigo o peso da influência estrangeira.
A nossa economia, o nosso poder negocial, o nosso comércio, o nosso sistema de cuidados de saúde, o nosso sistema de educação, estão de certa forma pesadamente influenciados por elementos estrangeiros.
É claro que o nosso governo, tal como qualquer outro governo, se encontra da mesma forma sob influência estrangeira.
Nós somos uma nação livre apenas num sentido estreito e, somos sempre jogados como uma bola de futebol em situações e circunstâncias advindas de influência estrangeira. A nossa liberdade e dignidade cultural básica encontram-se sempre sob indevida pressão estrangeira.
O nosso governo é sempre motivado pela consciência colectiva da nação; Quer o compreendamos ou não, está sempre sob influência estrangeira.
Com esta situação, nós que temos o conhecimento para elevar a nação à invencibilidade, sentimos muito desconforto, dia e noite e, sob esta inevitável insustentável influência estrangeira, queremos levantar-nos e fazer tudo o que seja possível fazer para erguer a nossa nação a um alto nível de integração, liberdade e invencibilidade.
A nossa economia, o nosso poder negocial, o nosso comércio, o nosso sistema de cuidados de saúde, o nosso sistema de educação, estão de certa forma pesadamente influenciados por elementos estrangeiros.
É claro que o nosso governo, tal como qualquer outro governo, se encontra da mesma forma sob influência estrangeira.
Nós somos uma nação livre apenas num sentido estreito e, somos sempre jogados como uma bola de futebol em situações e circunstâncias advindas de influência estrangeira. A nossa liberdade e dignidade cultural básica encontram-se sempre sob indevida pressão estrangeira.
O nosso governo é sempre motivado pela consciência colectiva da nação; Quer o compreendamos ou não, está sempre sob influência estrangeira.
Com esta situação, nós que temos o conhecimento para elevar a nação à invencibilidade, sentimos muito desconforto, dia e noite e, sob esta inevitável insustentável influência estrangeira, queremos levantar-nos e fazer tudo o que seja possível fazer para erguer a nossa nação a um alto nível de integração, liberdade e invencibilidade.
homenagem a USHAS
O Meigo Fulgor da Madrugada
Ushas* veio soltar os cavalos
do carro de corrida do sol
Ushas trouxe-me o facho
e mostrou-me como ateia
os sorrisos das estrelas
como acorda os galos e os faz cantar
E é o começo da des-in-quietação
da nocturna magia que embebe
o preto dourado e o creme de leite de uma
brisa doce em devaneio, de uma vida-láctea
Ushas despenteia as árvores
Abre os olhos dos pássaros
Seus saltos de menina abrem
as asas do dia
as janelas escuras
Por onde o brilho secreto
entra e se instala dançante
Ushas-Aurora
O som do cantarolar da natureza
Aos nomes das gotas de orvalho
De que discorrem os sonhos lunares
Em escada de raios iridiscentes
Na sua coroa de pura luz
O princípio de um Dia Novo
* Deusa védica responsável pelo desvanecer das trevas.
Ushas* veio soltar os cavalos
do carro de corrida do sol
Ushas trouxe-me o facho
e mostrou-me como ateia
os sorrisos das estrelas
como acorda os galos e os faz cantar
E é o começo da des-in-quietação
da nocturna magia que embebe
o preto dourado e o creme de leite de uma
brisa doce em devaneio, de uma vida-láctea
Ushas despenteia as árvores
Abre os olhos dos pássaros
Seus saltos de menina abrem
as asas do dia
as janelas escuras
Por onde o brilho secreto
entra e se instala dançante
Ushas-Aurora
O som do cantarolar da natureza
Aos nomes das gotas de orvalho
De que discorrem os sonhos lunares
Em escada de raios iridiscentes
Na sua coroa de pura luz
O princípio de um Dia Novo
* Deusa védica responsável pelo desvanecer das trevas.
COINCIDÊNCIAS - já ninguém as acredita
A mesma alma em mnemónicas e corpos diferentes, experiência um e experiência dois: reencarnação?
Parece interessante especular por um breve minuto, dirão, sobre a ubiquidade estrutural-estruturante, ao longo da diacronia, na vida de dois homens que têm os mesmos projectos de vida em justaposição. Trata-se de São João Colombino e de Santo Inácio de Loiola. O primeiro foi o fundador da Ordem dos Jesuatos; o segundo foi fundador da Ordem dos Jesuítas.
A conversão de ambos deveu-se à leitura de Hagiografias.
Os papas que suprimiram as respectivas ordens por eles fundadas, deram pelos nomes (ironia) de Clemente IX e Clemente XIV.
São João de Colombino morreu a 13 de Julho de 1367 e, Santo Inácio de Loiola ‘passou o rio do esquecimento’ a 13 de Julho de 1556, ambos em Itália*.
Que dizer das recorrências biográficas de Luís de Camões e Camilo Pessanha?
E de Garcia da Horta e de Venceslau de Morais?
Abraham Lincoln e John F Kennedy?
De Francisco de Assis e Santa Clara, Teresa d’Ávila e S. João da Cruz?
Pano para mangas.
*In BLOCH, Marc, INTRODUÇÃO À HISTÓRIA, Lisboa, E-A, 4ª ed., pp 109-110.
Parece interessante especular por um breve minuto, dirão, sobre a ubiquidade estrutural-estruturante, ao longo da diacronia, na vida de dois homens que têm os mesmos projectos de vida em justaposição. Trata-se de São João Colombino e de Santo Inácio de Loiola. O primeiro foi o fundador da Ordem dos Jesuatos; o segundo foi fundador da Ordem dos Jesuítas.
A conversão de ambos deveu-se à leitura de Hagiografias.
Os papas que suprimiram as respectivas ordens por eles fundadas, deram pelos nomes (ironia) de Clemente IX e Clemente XIV.
São João de Colombino morreu a 13 de Julho de 1367 e, Santo Inácio de Loiola ‘passou o rio do esquecimento’ a 13 de Julho de 1556, ambos em Itália*.
Que dizer das recorrências biográficas de Luís de Camões e Camilo Pessanha?
E de Garcia da Horta e de Venceslau de Morais?
Abraham Lincoln e John F Kennedy?
De Francisco de Assis e Santa Clara, Teresa d’Ávila e S. João da Cruz?
Pano para mangas.
*In BLOCH, Marc, INTRODUÇÃO À HISTÓRIA, Lisboa, E-A, 4ª ed., pp 109-110.
O MAL ORIGINAL NÃO HÁ
Pequeno excerto - PÉROLA
Jornalista : - Você não acredita no mal original ?
Maharishi: - O mal original (se existisse) já teria destruído tudo faz muito tempo. É por isto que o fundamento de todas as coisas é o bem. O mal não se manifesta a não ser quando a lei natural é ignorada. Então automaticamente um processo de purificação entra em acção para provocar a mudança. E isto nós experimentamos sob a forma de vida que conhecemos. Se nos mantivéssemos estritamente de acordo com as leis da natureza, não haveria qualquer mal nem morte.
(Maharishi a um jornalista belga em Outubro de 1998)
Jornalista : - Você não acredita no mal original ?
Maharishi: - O mal original (se existisse) já teria destruído tudo faz muito tempo. É por isto que o fundamento de todas as coisas é o bem. O mal não se manifesta a não ser quando a lei natural é ignorada. Então automaticamente um processo de purificação entra em acção para provocar a mudança. E isto nós experimentamos sob a forma de vida que conhecemos. Se nos mantivéssemos estritamente de acordo com as leis da natureza, não haveria qualquer mal nem morte.
(Maharishi a um jornalista belga em Outubro de 1998)
18.8.07
UMA QUESTÃO DE RAIZ
- A MT torna as crianças mais saudáveis?
A saúde, a beleza, o estado da memória, a juventude e a longevidade estão adscritas a um funcionamento coerente do cérebro dos indivíduos. E o bom funcionamento da saúde social de qualquer país também. Os indivíduos que exibem comportamentos deploráveis possuem ‘buracos funcionais’ no cérebro, ou lesões cerebrais, resultantes em boa medida do modelo de educação vigente. Hoje em dia, existem as técnicas do EEG e, mais recentemente do mapeamento cerebral que comprovam de forma contundente esta simples verificação.
- (Extracto de Entrevista a Isabel da Costa Pinto)
COMENTÁRIO posterior do entrevistado: Como ninguém gosta de sofrer lesões cerebrais… a persistência da Educação Moderna cria cidadãos insatisfeitos, frágeis, e por extensão, comportamentos conflituais e deploráveis. Quando generalizada nos poderes, esta ignorância obtusa e destrutiva leva à indiferença massiva, à crueldade e à revolta, ainda constantes nos conteúdos dos media dos tempos que correm. Dir-se-ia uma época de trevas, onde a consciência está obnubilada ou dramaticamente evacuada. Por outro lado, significa rigorosamente também o cone do tempo, como antecâmera de um mundo onde as crianças terão uma Educação Baseada na Consciência, logo uma fisiologia cerebral integrada que comporta o máximo de silêncio em simultâneo com a sua actividade mais dinâmica – a Saúde - deriva de um estado de consciência que conjugue estes dois níveis de funcionamento cerebral – através da experiência sistemática da Consciência Transcendental.
A saúde, a beleza, o estado da memória, a juventude e a longevidade estão adscritas a um funcionamento coerente do cérebro dos indivíduos. E o bom funcionamento da saúde social de qualquer país também. Os indivíduos que exibem comportamentos deploráveis possuem ‘buracos funcionais’ no cérebro, ou lesões cerebrais, resultantes em boa medida do modelo de educação vigente. Hoje em dia, existem as técnicas do EEG e, mais recentemente do mapeamento cerebral que comprovam de forma contundente esta simples verificação.
- (Extracto de Entrevista a Isabel da Costa Pinto)
COMENTÁRIO posterior do entrevistado: Como ninguém gosta de sofrer lesões cerebrais… a persistência da Educação Moderna cria cidadãos insatisfeitos, frágeis, e por extensão, comportamentos conflituais e deploráveis. Quando generalizada nos poderes, esta ignorância obtusa e destrutiva leva à indiferença massiva, à crueldade e à revolta, ainda constantes nos conteúdos dos media dos tempos que correm. Dir-se-ia uma época de trevas, onde a consciência está obnubilada ou dramaticamente evacuada. Por outro lado, significa rigorosamente também o cone do tempo, como antecâmera de um mundo onde as crianças terão uma Educação Baseada na Consciência, logo uma fisiologia cerebral integrada que comporta o máximo de silêncio em simultâneo com a sua actividade mais dinâmica – a Saúde - deriva de um estado de consciência que conjugue estes dois níveis de funcionamento cerebral – através da experiência sistemática da Consciência Transcendental.
amor sem título
A arte de viver requer que a mente absorva o poder do Ser e o transmita ao corpo e ao ambiente
Chama-se a isto a perda da influência escravizante do karma sob a influência da experiência de bem-aventurança absoluta do Ser eterno
A mente fraca absorve todo o mau humor do ambiente
A habilidade na acção está em reduzir primeiro a actividade a zero e, começar a agir a partir daí
-Maharishi Mahesh Yogi in A Ciência do Ser e a Arte de Viver
Chama-se a isto a perda da influência escravizante do karma sob a influência da experiência de bem-aventurança absoluta do Ser eterno
A mente fraca absorve todo o mau humor do ambiente
A habilidade na acção está em reduzir primeiro a actividade a zero e, começar a agir a partir daí
-Maharishi Mahesh Yogi in A Ciência do Ser e a Arte de Viver
Subscrever:
Mensagens (Atom)
EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA - EBC
Olá Twitter
"REGA A RAIZ E SABOREIA OS FRUTOS" - MAHARISHI
ÁRVORE DOS DESEJOS pela PAZ MUNDIAL
Seguidores
CONVITES PARA SÍTIOS A VISITAR
A MAESTRIA NO TEMPO REQUER MAESTRIA NA MUDANÇA
COOP CULTURAL MAHARISHI
NIPC 509307965
R. VEIGA FERREIRA, 15 B
1600-802
Metro Telheiras
LISBOA
http://www.meditacao-transcendental.pt
TEL: Deixe a sua mensagem +351 914 956557
RAMOS DE OURO
- A UNIÃO GLOBAL DOS CIENTISTAS PELA PAZ
- AYURVEDA SPA NA DIRECÇÃO DA IMORTALIDADE
- B O A S N O V A S - A TERRA É GIRA
- C A L E N D Á R I O *** V É D I C O
- C A N A I S TV MAHARISHI
- C E N T R O DE LIDERANÇA - N E G Ó C I O S
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- FUNDAR I N V E N C I B I L I D A D E
- L I V R A R I A *** DA*** I N V E N C I B I L I D A D E
- MAHARISHI UNIVERSITY OF MANAGEMENT
- Meditação Transcendental em Portugal
- REDE INTERNACIONAL DE SÍTIOS
- TEXTOS SÂNSCRITOS
- WORLD RADIO e ENTREVISTA COM DAVID LYNCH
FOLHAS DE OURO
- A Abrir - Pachelbel
- A Z T E C A
- ARGÉLIA ---- S O U A D ****** M A S S I
- C H I N A -- dança
- CURDISTÃO ---- Koma Zerdest
- DOGON (Mali), Jean Rouch, Germaine Dieterlen
- EUA - F A T S * DOMINO
- EUA - HEART OF GOLD
- EUA - NEIL ***** YOUNG
- EUA ---- EDGAR CAYCE
- GALIZA - LEI NATURAL GALEGA
- ILHAS BRITÂNICAS ---- DONOVAN - Soldado Universal
- ÍNDIA ---- DANÇA SAGRADA - MYTHILI PRAKASH
- ÍNDIA ---- DANÇA SAGRADA --- DEEPA BALAVIJAYAN
- ÍNDIA ----- Louvor
- IRLANDA ---- E N Y A - DANÇA DOS BARDOS
- IRLANDA ---- E N Y A - Lothlorien
- IRLANDA ---- E N Y A ***** E OS ANJOS
- PAQUISTÃO ---- NUSRAT E O PÚBLICO EM TRANSE
- PAQUISTÃO ---- NUSRAT FATEH ALI KAHN
- PAQUISTÃO ---- NUSRAT FATEH ALI KHAN - ALI MAULA
- PORTUGAL - Grande ESTRELA... JORGE PALMA
- PORTUGAL ---- A FANTÁSTICA ARTE DE MARGARIDA CEPÊDA
- PORTUGAL ---- A N A ***** M O U R A - VOU MUDAR-TE A SORTE
- PORTUGAL ---- MAFALDA VEIGA - Comemorar
- PORTUGAL ---- SILÊNCIO - MADREDEUS
- PORTUGAL ---- Terra dos Sonhos de JORGE PALMA
- SATYUGA - GAYATRI MAHA MANTRA
- SATYUGA - M Ã E D I V I N A
- SATYUGA - MAHADURGA
- SATYUGA - MAHAGANESHA ATHARVASHIRSHA
- SATYUGA - Mitrayunajayajap
- SATYUGA - SHANI STOTRA
- SATYUGA - SHRI MAHALAKSHMI ASHTAKA STOTRAM
- TURQUIA - Erdal Erzincan, Tolga Sag, Yilmaz Çelik
- TURQUIA - Ö Z L E M *** Ö Z D I L - sonoridade da baglama
- TURQUIA - ÖZLEM ÖZDIL - maravilha
- Yiddish - foxtrot - Adam Aston

TORRE DE PORTUGAL INVENCÍVEL
Arquivo
-
▼
2007
(98)
-
▼
agosto
(27)
- amor sem título
- UMA QUESTÃO DE RAIZ
- MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL - MT - E HIPERACTIVIDADE
- A ARTE DE ESTAR EM U N I Ã O COM A FORÇA DA GRAVIDADE
- EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA - clica se te inte...
- O MAL ORIGINAL NÃO HÁ
- COINCIDÊNCIAS - já ninguém as acredita
- homenagem a USHAS
- P O R T U C A L E I N V E N C I V E L
- MANIFESTO DO PAÍS EM MOVIMENTO GLOBAL PELA PAZ
- excerto de um comentário sobre a MT
- P A Z MUNDIAL RESULTA DE ESTADOS SUPERIORES DE CON...
- DOIS ANOS ANTES DO 11-09
- A MOEDA DO PAÍS DA PAZ
- No centro da imagem - Sattwa
- JORGE LUÍS BORGES
- NUSRAT e o público - boa energia
- ANSIEDADE CARACTERÍSTICA E A SAÍDA (ÊXITO)
- CARTÃO - dia do Nascimento de BUDDHA
- PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA
- STHAPATYAVEDA do Palácio de Paz
- Dr. Fred Travis, investigador neurologista
- RECORD OF EXCELLENCE: Educação Baseada na Consciência
- TM Ezine
- CONHECIMENTO VÉDICO: O HOMEM É CÓSMICO
- Science of Being and the Art of Living
- Desde 2001 nos EUA - projectos 'QUIETER TIME' para...
-
▼
agosto
(27)
- Felicidade na Educação
- Portugal
- UM DESEJO:- QUE A VIDA DEIXE DE SER UMA LUTA E PASSE A SER UMA DELICADA APRENDIZAGEM DE COOPERAÇÂO
VOO IÓGUICO: programa avançado de MT-Sidhi

INVENCIBILIDADE: CONTACTO COM A RAIZ

Moradia construída de acordo com o Sthapatyaveda
