29.3.09

Escola EBC na Inglaterra - clica p/ o vídeo

Colégio Maharishi, Skelmersdale, Lancashire, Inglaterra
Comunicado de Imprensa de 23 de Agosto de 2007

O êxito dos estudantes do Colégio Maharishi continua

Quando os resultados do GCSE* ( exames nacionais) foram tornados públicos na 5ª- feira, 23 de Agosto, os estudantes do Colégio Maharishi tiveram a alegria de descobrir que TODOS tinham sido aprovados com 5 ou mais, com a qualificação “C” ou superior.

De facto, 100% dos aprovados obtiveram a qualificação “C” ou acima, enquanto que a média nacional é de 63%. O mais surpreendente ainda é que quase 66% dos aprovados obtiveram a qualificação máxima A ou A+; o que representa mais do triplo da cifra nacional que é 19,5%.

Mas o Colégio Maharishi vai muito mais além dos resultados dos exames. Um ex-estudante, Ben Cross, explica-o da seguinte forma: “Depois de completar a Licenciatura em Ciências Genéticas da Universidade de Manchester estou a preparar o Doutoramento em Bioquímica, dirigindo uma investigação sobre a biossintese das proteínas complexas”.
“Frequentei o Colégio Maharishi durante a minha vida escolar e acho que esta experiência foi crucial. É um Colégio único que me deu o tipo de educação necessária para uma mentalidade aberta, ampla e, deu-me a possibilidade de me poder dedicar com êxito a uma carreira científica. Ademais, o meu tempo no Colégio Maharishi ajudou-me a definir a minha apreciação da vida e ensinou-me onde deveria procurar para encontrar a felicidade; nele não mudaria nem um dia sequer”.

Para mais informação, por favor contacte o director do Colégio Maharishi, Derek Cassel no endereço de E-mail:

Derek.Cassells@MaharishiSchool.com ou
dcassells@aol.com
Derek Cassells também se pode contactar por telefone no Nº +44 7717 622271.
Sítio Web: www.MaharishiSchool.com

*NOTAS:
1) GCSE (Certificado de Habilitações do Ensino Secundário) (algo parecido com os Exames Nacionais do 12º ano, N.T.) são exames finais nacionais em cada disciplina, que se fazem em todos los Colégios ingleses aos jovens de 16 anos que desejem prosseguir numa educação universitária.
2) A equivalência das notas dos exames na Inglaterra seria: Aprovado para o “C”; Notável para o “B”; Excelente para o “A”. (N.T.)

EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA - EBC



A INTRODUÇÃO DO PROGRAMA TEMPO DE SILÊNCIO ATRAVÉS DA MT NAS ESCOLAS

SÍTIO DA JUVENTUDE MUNDIAL


Eu sou Tu - Eu sou Universal é uma iniciativa criada pela juventude do País Global da Paz Mundial para os jovens em todo o mundo de modo que todos nós possamos experimentar a nossa verdadeira grandeza: Eu sou Universal e a nossa conectividade: Eu sou Tu. Através da ajuda a milhões de jovens em todo o mundo a elevar a consciência nós mudaremos o mundo a partir de dentro, criando um campo fértil para o crescimento da paz, da prosperidade e da felicidade.

22.3.09

EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA (clicar)



Meditação Transcendental - MT nas Escolas em Portugal


- Como se pode definir MT? Começando a partir do nome…

Meditação Transcendental é uma técnica mental (que utiliza a sua tendência básica lúdica) e permite o funcionamento coerente do cérebro, cuja experiência estimula os indivíduos a contribuir para uma sociedade melhor organizada do ponto de vista global.

Meditação é uma forma de adquirir repouso físico e mental (recaindo em si) através de um som específico. É como protegermo-nos num temporal lançando ao mar a âncora do nosso barco. Não requer nenhum esforço de concentração ou contemplação, ou sequer qualquer tipo de mudança de registo de padrões culturais.

Transcendental é o que se pode dizer da experiência que está acima do jogo das dicotomias ou forças contraditórias que pressionam e desnutrem impiedosamente a mente do indivíduo. É uma resposta da modernidade face à ansiedade característica – o stresse.

- De que forma ela pode ajudar os alunos a criarem relações entre as diversas disciplinas?

Proporciona uma experiência regular e pessoal de articulação do conhecimento subjectivo com o conhecimento objectivo. Além disto, a existência de uma sensação de fragmentação do conhecimento de que as várias disciplinas podem induzir o estudante, caso a Educação Baseada na Consciência – EBC seja introduzida nas Escolas e Universidades, deixa de ser motivo de angústia.

O conhecedor (estudante), o processo de conhecimento e o objecto de conhecimento são plenamente integrados como um todo coerente, na prática e na teoria.

Existe uma unidade mínima em cada disciplina que pode ser apreciada pelo estudante, tal como para a Economia na UE dispomos do euro, ou o som ‘AH’ está para a Fonética que origina o alfabeto, do mesmo modo todas as disciplinas registam uma unidade mínima interactiva, como a Física (Campo unificado), a Matemática (Conjunto nulo), sem esquecer a experiência individual do estudante (Consciência transcendental), como é apanágio da EBC.

- O está envolvido na MT?

O simples facto de desenvolver constantemente as capacidades de abstracção, de correlação, a percepção individual e a criatividade, de estimular a autonomia e a assertividade, a auto estima e a auto confiança, a maturidade moral e a memória, nos estudantes, incentiva a uma nação mais bem sucedida e invencível, saudável e pacífica, que sabe (porque tem mais sabedoria) mobilizar-se para vencer os desafios da era pós-industrial, como a pobreza, a toxicodependência, o aquecimento global, etc.

- Tem alguns fundamentos teóricos à partida?

Dispõe de um acervo de mais de 600 trabalhos científicos publicados nas mais prestigiadas revistas internacionais desde 1969. A MT é fundamentalmente pragmática.

- Já existem estudos teóricos de algumas experiências realizadas?

Os seus trabalhos científicos podem ser consultados em seis volumes com um total de mais de seis mil páginas*.

- Como actua na prática a MT?

Quando estamos a praticar a MT não estamos a pensar em nada de especial, nem estamos concentrados nem em estado contemplativo, apenas utilizamos um som (ludicamente) que o professor de MT devidamente certificado selecciona para o estudante, som esse que tem o efeito de auto regular o equilíbrio emocional e recuperar o estudante do stresse, a que estamos sujeitos diariamente de forma bastante ínvia e imprevisível nesta fase do desenvolvimento humano.

- Pode dizer-se que aumenta a percepção da capacidade de aprendizagem (de um meio ambiente menos agressivo, de menos dificuldades em matemática, por exemplo) e isso de alguma forma resulta numa maior capacidade de aprendizagem?

As dificuldades têm genericamente origem em bloqueios interiores de vária ordem. Durante o período de prática da MT dá-se um nivelamento bioquímico natural, como no caso da serontonina (relativo ao prazer), enquanto o lactato sanguíneo (relativo à depressão) tem um decréscimo natural. A fisiologia cerebral fica liberta de toxinas através da corrente sanguínea e desta forma mais dotada para proceder a processos de raciocínio mais abstractos ou refinados.

- De que forma é que os alunos sentem prazer na MT?

Quando temos uma experiência refrescante de alívio duas vezes ao dia (cada sessão tem cerca de 15 minutos) sentimos maior prazer e equilíbrio e, quando isto é regular e sistemático, o que pode ser proporcionado em qualquer estabelecimento de ensino, ficamos mais disponíveis e abrimos o nosso genuíno sorriso para o mundo.

- Como são na prática as sessões da MT? O que acontece? Em que espaço e em que tempo?

A prática é feita de olhos fechados, individualmente ou em grupo, sentados e confortáveis, recorrendo a um som seleccionado para cada indivíduo por um professor especializado em MT, som que tem a propriedade de revitalizar e fortalecer os estudantes quer emocionalmente, quer mentalmente, quer fisicamente. O tempo é de cerca de 15 mas pode ir até aos 20 minutos. O espaço pode ser um ginásio, uma sala de aula, por exemplo.

- A MT torna as crianças mais saudáveis?

A saúde, a beleza, o estado da memória, a juventude e a longevidade estão adscritas a um funcionamento coerente do cérebro dos indivíduos. E o bom funcionamento da saúde social de qualquer país também. Os indivíduos que exibem comportamentos deploráveis possuem ‘buracos funcionais’ no cérebro, ou lesões cerebrais, resultantes em boa medida do modelo de educação vigente. Hoje em dia, existem as técnicas do EEG e, mais recentemente do mapeamento cerebral que comprovam de forma contundente esta simples verificação.

- Quando um grupo medita em conjunto, o que acontece?

É como um alívio social, muito maior do que a soma das partes (alívio individual) -, este efeito de distensão generaliza-se de acordo com o número dos participantes e afecta positivamente o meio social.

Trata-se do Efeito de invencibilidade Maharishi preconizado pelo próprio (o fundador da Técnica de Meditação Transcendental) quando os primeiros grupos nos Estados Unidos levaram à redução da taxa de criminalidade em cerca de 20%, em cidades como Washington DC, de forma repetivel, a partir da década de setenta.

Em Portugal são precisos cerca de 400 indivíduos participantes do Programa Avançado de MT-Sidhi e Voo Ióguico para constituir a massa crítica requerida para desbloquear o ambiente social no sentido do seu desenvolvimento tão almejado, a exemplo do que acontece na actualidade na Holanda desde o ano passado, o que pôs em evidência um boom muito significativo na economia do país. O número está baseado na raiz quadrada do total da população residente.

- Não é preciso equipamento especial para fazer a prática de MT?

Não é preciso nada mais do que um local limpo e arrumado.

- Reunir com os pais é fundamental? Em que medida?

É fundamental, pois só se os pais dão o seu consentimento os alunos de menor idade podem aprender a MT.

- Que tipo de perguntas é que os pais fazem aos instrutores de MT? Tem alguma ideia das mais frequentes?

Perguntam se os filhos têm melhoras no aproveitamento escolar - como é óbvio e questões relacionadas com as dificuldades de comunicação que muitos jovens e adolescentes enfrentam, além da hiperactividade, obesidade, deficiência de atenção, os meninos indigo…por exemplo.
- Existe competição em MT, tal como noutra disciplina qualquer?

A MT através da promoção sistemática da coerência na fisiologia cerebral automatiza implicitamente uma melhor cooperação entre os indivíduos. No fundo, aproxima-nos à criação conjunta da qualidade de vida que é inerente na paz mundial. Eis uma excelente competição.

- Qual a diferença de fazer sozinho e em grupo?

Em grupo o seu efeito é sociologicamente mais interessante. Contudo, cada indivíduo tem a sua experiência singular, em ambos os casos, muito variável. O que fundamenta a MT é a sua facilidade e conforto no processo de realização pessoal.

- Que efeitos práticos é que os professores estão a sentir nos EUA que utilizam estes métodos?

Imagine o que é sair à sexta-feira na última hora após uma semana de aulas? Pois bem, os professores após a introdução deste programa na suas escolas passam a sair tão levezinhos… como quando se encontram no início da primeira aula depois de um bom fim de semana. É o que se diz na Inglaterra e na Holanda também.


- O que pode mudar, efectivamente, nas nossas escolas se fosse implementada a MT?

As taxas de insucesso escolar, de abandono escolar precoce, a violência, a humilhação e a desmotivação entre os estudantes são significativamente reduzidas. A atitude dos estudantes face aos desafios emocionais e a sua adaptação positiva à incerteza do mundo é nitidamente melhorada, o que leva a uma redução drástica do consumo de tranquilizantes e estimulantes químicos, legais e ilegais.

- Está alguma coisa em curso? - Existem projectos pilotos em Portugal?

Estamos numa fase de sensibilização dos portugueses.

- É possível criar escolas que sirvam de modelos para outras no resto do país, implementando a MT? O que falta para isso acontecer?

Essa é precisamente uma boa possibilidade actual em consideração. Precisamos de maior publicitação, o restante virá por extensão.

- Se eu tiver uma escola, como posso aplicar, na prática, este método?

Pode ser já formalizado um protocolo de implementação para o começo do próximo ano lectivo. Temos os recursos técnicos e humanos qb.

- Quais são os passos a dar, onde me dirijo, com quem falo, o que preciso de saber?

Contacte-nos directamente A/C Prof. Eduardo Espírito Santo - ou Portugal.invencivel@yahoo.com

- Se não tiver uma escola e quiser que os meus filhos façam, o que devo fazer?

O mesmo contacto também serve, para já, até à abertura de um espaço físico próprio.

- Qualquer pessoa pode fazer, existe um nível ou um grau de instrutor de MT?

Para o ensino desta técnica é necessário a frequência com aproveitamento de um curso de seis meses de formação de professores de MT. A parte mais importante da MT que os professores ensinam é aprendida individualmente e só uma especialização neste domínio pode permitir o conjunto de conhecimentos que atendem a essa personalização. Os cursos de MT estão devidamente estruturados em sete passos:

1. Introdução aos benefícios da MT; 2. Origem e mecanismos da MT; 3.Entrevista pessoal; 4. Instrução individual; 5. Validação da prática correcta; 6. Os efeitos da MT na mente e no corpo; 7. Desenvolvimento do pleno potencial do estudante – uma visão das possibilidades através da técnica da MT.


* O nosso programa está baseado na descoberta científica do Campo Unificado de Todas as Leis da Natureza e, num corpo vasto de investigação científica conduzido em mais de 600 trabalhos de investigação científica, durante os últimos quarenta e um anos, em mais de 200 universidades independentes e institutos de pesquisa, em 30 países, que têm validado os profundos benefícios das Tecnologias Védicas Maharishi da Consciência—o Programa de Meditação Transcendental para o indivíduo e para cada área da sociedade, incluindo a Saúde, Educação, Negócios, Indústria, Reabilitação, Defesa, Agricultura e Governo.

Trabalhos científicos foram publicados nas maiores revistas científcas, incluindo: Science, The Lancet, Scientific American, American Journal of Physiology, International Journal of Neuroscience, Experimental Neurology, Electroencephalography and Clinical Neurophysiology, Psychophysiology, Physiology and Behavior, International Journal of Neuroscience, Biological Psychology, Psychosomatic Medicine, Canadian Medical Association Journal, Hypertension, Stroke, American Journal of Cardiology, American Journal of Health Promotion, American Psychologist, British Journal of Education Psychology, Intelligence, Journal of Personality and Social Psychology, Journal of Counseling Psychology, The Journal of Mind and Behavior, Academy of Management Journal, Criminal Justice and Behavior, Journal of Offender Rehabilitation, Journal of Clinical Psychiatry, Journal of Conflict Resolution, and Social Indicators Research.

Olá Twitter

    follow me on Twitter

    "REGA A RAIZ E SABOREIA OS FRUTOS" - MAHARISHI

    "REGA A RAIZ E SABOREIA OS FRUTOS" -  MAHARISHI
    ÁRVORE DOS DESEJOS pela PAZ MUNDIAL

    Seguidores

    A MAESTRIA NO TEMPO REQUER MAESTRIA NA MUDANÇA


    COOP CULTURAL MAHARISHI
    NIPC 509307965

    R. VEIGA FERREIRA, 15 B
    1600-802

    Metro Telheiras

    LISBOA

    http://www.meditacao-transcendental.pt

    TEL: Deixe a sua mensagem +351 914 956557



    WEBPAGE OFICIAL DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL PORTUGAL

    WEBPAGE OFICIAL DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL PORTUGAL
    Bandeira do PAÍS GLOBAL DA PAZ MUNDIAL

    TORRE DE PORTUGAL INVENCÍVEL
    A minha foto
    Portugal
    UM DESEJO:- QUE A VIDA DEIXE DE SER UMA LUTA E PASSE A SER UMA DELICADA APRENDIZAGEM DE COOPERAÇÂO

    VOO IÓGUICO: programa avançado de MT-Sidhi

    VOO IÓGUICO: programa avançado de MT-Sidhi
    INVENCIBILIDADE: CONTACTO COM A RAIZ

    Moradia construída de acordo com o Sthapatyaveda